Sabendo como plantar batata-baroa ou mandioquinha, o agricultor obterá êxito em seu cultivo e aumentará a produtividade
Originária da região Andina, a batata salsa é uma planta cultivada há mais de 300 anos e é considerado um alimento essencial e de subsistência para a população de países como Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. Isso porque a batata salsa é um alimento essencialmente energético. Foi em 1907 que a Sociedade de Agricultura trouxe as primeiras mudas para o Brasil. Logo, a batata salsa estava sendo cultivada em todas as regiões do país e em cada uma ganhando um nome diferente. Em Minas Gerais, por exemplo, ela é chamada de cenoura amarela. Já no Rio de Janeiro, é conhecida por Batata Baroa. Em outros lugares, recebe nomes como mandioquinha salsa. A batata salsa é reconhecida por nutricionistas como uma fonte de vitaminas e minerais. Entre as vitaminas, ressaltam-se as do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina e piridoxina) e a vitamina A. Entre os minerais, destacam-se o cálcio, o magnésio, o fósforo e o ferro. Devido a esses fatores, nutrólogos recomendam ingestão diária de até 100 gramas de batata salsa para suprir as necessidades diárias de crianças, doentes e idosos. O amido da batata salsa contém teores baixos de amilopectina e ausência total de fatores anti nutricionais, o que lhe garante o título de alimento de fácil digestão. Indicação e preparos. A batata salsa é sempre indicada para atletas e quem pratica atividades físicas que tenham grande queima de calorias. Seu uso na culinária é bastante variado podendo ser consumido em forma de caldinho, sopas, purê, creme e apresenta uma grande versatilidade podendo acompanhar peixes, carnes, e outros legumes. Ela ainda é usada para o preparo de canjas, pães, bolos, bolinhos, suflês, purês, nhoque, “papinha” para alimentação de bebe, saladas frias e maionese. Também substitui a batata na forma de “chip” ou palha.
A Arracacia xanthorrhiza, conhecida popularmente como batata-baroa, batata-salsa, mandioquinha-salsa ou cenoura amarela, é típica das altas regiões dos Andes. Adapta-se muito bem a baixas temperaturas e a grandes altitudes. A melhor época para plantar essa raiz tuberosa ocorre nos meses de fevereiro e março, ou outubro e novembro, contanto que seja adequadamente irrigada.
Como é feita a propagação da baroa?
“A propagação da batata-baroa é feita por meio das pequeninas mudas que surgem na base da planta mãe, chamadas de rebentos ou filhotes”, afirma o professor especialista Jacimar Luis de Souza, do Curso CPT Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce.
As mudas que darão origem à mandioquinha-salsa não passam de clones extraídos de uma planta saudável, altamente produtiva e resistente a pragas e doenças. Como resultado, as mudas clonadas darão origem a plantas com as mesmas características da mãe.
Como são preparados os rebentos ou mudas clonadas?
Os rebentos ou mudas clonadas são extraídos da planta mãe logo após a colheita. Devem ser escolhidos os mais vigorosos e tenros, que devem ser retirados cuidadosamente da coroa da planta adulta mais saudável. Retiram-se as folhas dos rebentos e corta-se o caule em bisel duplo, para facilitar o enraizamento da muda.
Como é feito o plantio propriamente dito?
O plantio das mudas de baroa deve ser feito em leiras entre 15 e 30 cm de altura. Isso é feito para que as raízes tuberosas se desenvolvam mais rápido e não fiquem encharcadas com a irrigação. Já o espaçamento entre plantas deve ter em torno de 40 cm. Quanto à profundidade das covas, elas devem apresentar entre 5 a 10 cm para que, no decorrer do desenvolvimento das tuberosas, elas não fiquem expostas ao ar nem à umidade.
Qual o melhor sistema de irrigação para a baroa?
O agricultor pode optar pela irrigação por aspersão ou por infiltração, pois não pode haver encharcamento das raízes, para que não apodreçam. A irrigação deve ocorrer regularmente durante todo o ciclo da cultura. Entretanto, no período chuvoso, ela deve ocorrer esparsamente, como medida complementar.
Quando deve ser feita a adubação de cobertura?
A adubação de cobertura deve ser feita após 120 dias do plantio das mudas. Devem ser aplicadas cinco toneladas de composto/hectare na base das plantas sobre as leiras. Por fim, joga-se um pouco de terra sobre o adubo.
Quando as baroas podem ser colhidas?
Após 240 a 330 dias do plantio das mudas as baroas podem ser colhidas. As plantas são retiradas inteiras, com o auxílio de uma enxada, mas com cuidado, para não ferir as tuberosas.